viernes, 4 de octubre de 2013

Dinheiro; moeda

(As informações estão colocadas de mais atualizadas a mais antigas)

ATM - caixas eletrônicos para saque direto em cada país (a maneira mais fácil de ter cash):
Todos esses países tem caixas eletrônicos espalhados por qualquer lugar

Cambodia: o banco Canadian Bank é o único que não cobra comissão pra saque
Filipinas: saquei 10.000 pesos e não me cobraram a comissão de 200 pesos que foi indicada. Talvez já esteja incluída na taxa de conversão...
Indonesia: saquei em diferentes bancos que não cobraram nenhuma taxa de saque, mas alguns tem limites baixos de saque diário (máximo 60-70€, o que pra mim é ruim pois meu banco me cobra taxa de saque)
Laos: achei vários caixas eletrônicos (ATM) que não cobravam taxa de saque. Preste atenção e leia antes de sacar
Singapur: o banco UOB não cobra comissão para saques 
Tailândia: não achei banco que não cobrasse comissão pra saque! Cobram 150bath cada saque
Vietnam: o banco VietnBank não cobra comissão para saques de até 70€

NOVEMBRO 2013: 1 mês de viagem
E ainda não usei o cartão de crédito!
As apps do iPhone estão sendo super úteis para conversão e controle de orçamento diário!
Tento pagar coisas grandes, hotéis, vôos, alguns restaurantes e supermercados com cartão de débito. O resto tudo em cash... 
Meu banco me cobra 2€ cada vez que faço um saque, apesar de ter uma boa taxa de cambio. Então tento calcular bem o orçamento no país pra sacar uma vez e guardar a grana em lugares separados da mochila e bolsa.

OUTUBRO 2013: PREPARATIVOS
Faltam apenas 4 dias pra começar a viagem e seguindo informações que li em outros blogs e minha própria experiência de viagem, estou levando isso:
- um cartão de debito Visa, do meu banco ING. Com ele posso sacar dinheiro no mundo todo com uma pequena comissão de 2% e uma das melhores taxas de cambio que já vi. 
A idéia é ter pouquíssimo cash comigo: aprox 200 dólares 
Vou fazer a troca de euros a dólares no aeroporto e quando chegue a Thailandia farei a troca ai no aeroporto para ter um pouco de cash na moeda local
- cartão de credito Visa para alguma emergência 
- pochete canguru pra levar debaixo da roupa
- Algumas apps de IPhone que vou usar para controlar a grana: paypal, travel pocket (ótima para fazer um histórico do que vc vai gastando em qualquer moeda), XE para fazer conversão de moeda mesmo sem ter internet (usando o cambio da última atualização):


No hay comentarios:

Publicar un comentario