jueves, 27 de febrero de 2014

10. Myanmar (Birmânia)

MARÇO DE 2014

Orçamento diário:
Yangon:

Recomendação em Myanmar: 
A cada ano há mais turistas. Todo mundo tenta dividir os gastos de alojamento que ficam cada ano mais caros. Tive sorte e conheci um amigo na Malásia que ia pra Myanmar nas mesmas datas que eu, então pra economizar decidimos viajar juntos.

YANGON
27/02 a 01/03
Desde Kuala Lumpur, voo com Air Asia 58€. Taxi até centro $4 (dividido em 2).

Dormi em:
- Agga Guesthouse (recomendo)
O melhor: limpeza, ambiente
O pior: nada
$12,5/noite por pessoa, quarto duplo, com ar condicionado, wifi, café da manhã incluido. Banheiro fora.

- Tadar Guesthouse (recomendo)
O melhor: localização, wifi, amabilidade
O pior: barulhento 
$8/noite por pessoa, quarto duplo com ventilador e ar condicionado, wifi, sem café da manhã. Banheiro fora.

16 a 20/03
Desde Bagan, ônibus VIP JJ 18.000 K comprado no hotel, 9h, manta e água incluídos.

Dormi em
- Cherry Guesthouse (recomendo)
O melhor: localização, água quente
O pior: ruidoso às vezes
$10/noite dorm com ar condicionado, wifi, banheiro fora com água quente, sem café da manhã

KALAW
02 e 03/03
Desde Yangon ônibus com Golden Shuttle VIP express 7pm comprado no hotel, 20.000 K com taxi a estação de ônibus, jantar e água incluídos. 10h, viagem confortável.
2.000 K mototaxi às 5 da manhã pra chegar ao hotel desde a parada de ônibus (muito longe pra ir caminhando com a mochila).

Dormi em:
- Hotel Ramonar (recomendo 1 noite)
O melhor: simpatia, quarto, preço 
O pior: barulho rua, localização, wifi
$10/noite bungalow novo duplo (dividido em 2) com banheiro água quente, café da manhã e café incluídos.
Chegamos com ônibus noturno às 5 da manhã e deixaram a gente dormir no quarto sem cobrar nada pelo check in antes da hora!

Tivemos que ficar duas noites por causa de intoxicação alimentar do restaurante Orange. O pessoal do hotel foi super amável e nos deram bebida isotônica e água grátis.

Daqui sai o trekking de 3d/2n até o lago Inle. 

TREKKING DE KALAW A INLE LAKE (super recomendo, highlight da viagem!)
04 a 06/03
Trekking de 3 dias, 2 noites. 
Contratado com Sam's family em Kalaw, 36.000 K (preço para grupo de 5 pessoas).
O preço inclui hospedagem em casas simples das vilas rurais Pa-O (banheiros rurais fora da casa e dormir no chão com colchão super fino mas bom cobertor e travesseiro, trazer lanterna, pouca eletricidade para carregar câmera por exemplo) alimentação, cruzar o lago Inle em barco e transporte das malas até o hotel. 
Andamos em 3 dias uns 50km, é cansativo mas sem muitas subidas e a paisagem maravilhosa! Melhor época seca. As vilas são muito autênticas e as pessoas amáveis. Experiência maravilhosa.

INLE LAKE (Nyuang Shwe)
06 e 07/03
Chegada do trekking desde Kalaw.
$10 fee Inle Lake se paga na chegada do trekking, nunca controlaram o ticket mas parece que te obrigam a comprar na chegada.

Dormi em:
- Aquarius Inn (recomendo)
O melhor: localização, café da manhã, wifi, chuveiro, ambiente
O pior: ficamos em quarto muito pequeno mas ok
$9/noite quarto duplo com ventilador, banheiro fora com o melhor chuveiro com água quente e café da manhã incluido.

Tour em barco no lago Inle: 
14.000 K por 3h e ver algumas das atrações. Todos os barqueiros pedem 15.000 K não importa o tempo no barco e não conseguimos negociar mais com nenhum deles!
Éramos 3 pessoas e fizemos a visita em 3h ao invés de passar o dia todo no barco como a maioria faz. Muito sol e cansativo, muito turístico e não tínhamos muito tempo, então fizemos o que achamos mais interessante: ver o trabalho único dos pescadores (evitar os falsos do começo do lago que pedem dinheiro por fotos), a principal pagoda, o monastério e o jardim e as plantações úmidas flutuantes dentro do lago. Pedimos para não parar em nenhuma loja de souvenir ou coisas muito turísticas. 
Pra mim o mais interessante foi ver o trabalho dos pescadores e as plantações dentro do lago, o resto foi decepcionante e já está sendo estragado pelo turismo massivo. 

HSIPAW
08 e 09/03
Desde Nyuang Shwe (Inle Lake) ônibus noturno ruim 16.000 K comprado no hotel, 13h, várias paradas, água e manta incluídos. A cidade é pequena e se pode caminhar até os hotéis, mesmo chegando às 5 da manhã.

Dormi em:
- Evergreen Guesthouse (recomendo)
O melhor: amabilidade, quarto grande, localização 
O pior: wifi, barullo obras
$6/noite quarto duplo (dividido em 2) com banheiro água quente, ventilador, TV, café da manhã incluído. O preço normal do quarto é $15 mas achei promoção em Agoda.
Chegamos às 5 da manhã e tb deixaram a gente dormir no quarto sem cobrar nada pelo check in antes da hora e ainda ofereceram café da manhã!

PYIN U LWIN
10/03
Desde Hsipaw, trem $6 upper class, comprado 1h antes da saída na estação de trem.
Parada antes de ir a Mandalay (direto em trem é uma viagem muito longa).
São 7h em trem, com saída às 9:40. Gente vendendo comida em todas as paradas. Pequenos ratos correndo dentro do nosso vagão, foi divertido!

O melhor da viagem são as paisagens, ver os locais pelo caminho, as casas rurais, as plantações e o melhor momento, pelo qual decidi fazer a viagem, é passar pelo túnel e pela ponte de Gok Tekik: vistas vertiginosas de um penhasco com rio abaixo! Vale a pena!

MANDALAY
10 a 12/03
Desde a estação de trem de Pyin U Lwin, taxi compartilhado entre 5 pessoas, 5000 K cada. (Pedem 30.000 K mas uma das turistas quis pagar a diferença de preço)
Não quisemos pegar as pick ups que valiam 2000 K porque parecia inseguro para estar quase 2h na estrada e como outros turistas ofereceram a idéia de dividir o taxi, topamos.

Dormi em:
- ET Hotel (recomendo)
O melhor: localização, café da manhã
O pior: a cidade haha
$12,5/noite quarto duplo (dividido em 2) com café da manhã incluído, wifi, banheiro dentro água fria, ar condicionado

BAGAN
13 a 15/03
Desde Mandalay ônibus 12.000 K comprado no hotel, 5h, água e manta incluídos. Chegamos às 4:30 da manhã pq parou uma hora pra trocar um pneu furado. Charrete desde a parada do ônibus ao hotel 1.000 K. (Dava pra andar mas era muito cedo e estávamos cansados)
Não conseguimos escapar de comprar o ticket de $15 que cobram de todos os estrangeiros! Foi uma enganação do governo e ninguém controlou se tínhamos o ticket. O ônibus parou às 3 da manhã para que todos os estrangeiros descessem pra comprar numa parada do governo no medidos estrada. Tente escapar chegando de outra forma ou pegando o ticket usado de algum viajante.

Dormi em:
- Shwe Na Di (recomendo, há quartos de todo tipo)
O melhor: localização, wifi 
O pior: banheiro fora
$7,5/noite quarto duplo (dividido em 2) com ar condicionado e ventilador, café da manhã incluído, banheiro fora bem ruim, sujo e água fria.
Deixaram a gente dormir antes do check in. Alugam bicicletas entre 1.000 e 1.500 K/dia. 




No hay comentarios:

Publicar un comentario